Tuesday, January 9, 2018

Artista do dia, (semana do Brasil) 9 de janeiro: Fred Gelli (Tatil), designer gráfico brasileiro/Artist of the day, (Brazil week) January 9: Fred Gelli (Tatil), Brazilian graphic designer

Note: for the respect for the people and culture of Brazil, English definition will be following the Brazilian Portuguese!


Nota: Também me desculpo pelo meu pobre vocabulário e gramática portugueses.
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O aclamado designer gráfico brasileiro Fred Gelli (fundador da agência de design Tátil), projetou a marca para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Fred Gelli é co-fundador e diretor criativo da Tátil, uma consultoria estratégica que usa design para criar conexões sustentáveis ​​entre pessoas e marcas, como Coca-Cola, P & G, Philips e TIM. Ao longo de sua trajetória de 25 anos, ele acumulou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, incluindo: iF Design Award, IDEA - EUA, D & AD e Cannes Lions. Sua última conquista foi projetar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016 ™ e o Diretor Criativo da Cerimônia de Abertura e Clausura Paralímpica Rio 2016.

Em 2014, Fred foi incluído no ranking da Fast Company dos 100 mais criativos do mundo, enquanto sua empresa estava incluída no Top 10 mais inovador da América do Sul. No mesmo ano, a revista brasileira Época o chamou de um dos 50 brasileiros mais influentes. Nos últimos 15 anos, Fred é professor universitário nos campos de Ecodesign e Biomimicry. Na época da criação da Tátil, o design e projetos ecológicos inspirados na natureza não eram amplamente aceitos no Brasil. Mas isso não impediu Gelli, que decidiu colocar seus antecedentes em ecologia para praticar em espaços internacionais de design. "Com o meu projeto de graduação em biomimética como ponto de partida, nossa intenção era desenvolver embalagens mais inteligentes, totalmente inspiradas pela natureza e seus diversos" projetos ", como a casca de frutas", explica Gelli.

Gelli usou seus antecedentes em biomimética, imitando soluções da natureza para resolver problemas humanos, para consolidar a identidade da empresa como uma empresa de consultoria focada em projetos sustentáveis. Apesar da relutância inicial no Brasil, os serviços da Tátil foram adquiridos por marcas como a Coca-Cola, P & G, Philips e TIM, estabelecendo a empresa para uma trajetória de 25 anos.

Para combinar a identidade desses grandes nomes nos negócios com o ethos da empresa, Gelli mantém biólogos qualificados em sua equipe. Isso garante que as soluções que eles criam encontrem suas raízes em soluções já testadas e testadas por natureza.

"Eu acho que a inteligência de design da natureza é uma fonte infinita de inspiração. Por 3,8 bilhões de anos, vem desenvolvendo soluções surpreendentes para problemas semelhantes que temos ", explica Gelli, acrescentando que, felizmente," Deus não cobra royalties ". Em última análise, Gelli acredita que o design desempenha um papel fundamental na forma como as pessoas vivem, os recursos que compartilhamos e os recursos que consumimos. "Estamos esgotando o modo de pensar com base em motivos de consumo excessivo e equivocados de um estilo de vida absolutamente insustentável", diz ele, acrescentando que, eventualmente, teremos que redesenhar nosso relacionamento com o planeta.

"A complexidade da era multidisciplinar em que vivemos requer uma combinação de conhecimento e soluções criativas. Neste ponto, o designer trabalha como um catalisador criativo, porque temos a capacidade de construir pontes e fazer links entre as várias fontes de conhecimento ".

O sucesso da abordagem de Gelli foi provado quando sua empresa foi escolhida para criar a marca para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os logotipos que apresentaram procuraram expressar a natureza extraordinária do povo brasileiro. Acima de tudo, foi projetado para ser multisensorial e universalmente atraente.

A empresa desenhou a entrada vencedora para o logotipo em uma competição envolvendo 139 agências. Gelli diz que chegaram ao projeto final testando-o em pessoas cegas. Os participantes tocaram as esculturas protótipos e deram seus comentários.

"Com o logotipo olímpico, buscamos ícones universais para garantir que todos entendessem isso. Para o logotipo paraolímpico, procuramos representar a energia infinita que esses atletas incríveis têm, uma energia que eles usam, muitas vezes seguindo um acidente, para ir do fundo do rock ao pódio. Por esse motivo, o logotipo incorpora um coração com um símbolo infinito ", acrescenta.

Quanto ao próximo projeto da empresa, a Gelli acredita que ainda está olhando para o exterior porque sua visão sobre questões de sustentabilidade e sua capacidade de fazer mais com menos, ressoam com as demandas de mercados mais desenvolvidos.
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Acclaimed Brazilian graphic designer Fred Gelli (founder of the design agency Tátil), designed the branding for the Rio 2016 Olympics and Paralympic Games.

Fred Gelli is co-founder and creative director of Tátil, a strategic consultancy that uses design to create sustainable connections between people and brands, such as Coca-Cola, P&G, Philips and TIM. Over his 25 year trajectory, he has accumulated over 100 national and international awards, including: iF Design Award, IDEA – USA, D&AD, and Cannes Lions. His latest achievement was designing the Rio 2016™ Olympic and Paralympic Games Brands and Creative Director of Paralympic Opening and Closing Ceremony Rio 2016.

In 2014, Fred was included in Fast Company's ranking of the 100 Most Creative in the world, while his company was included in the Top 10 Most Innovative in South America. In the same year, Brazilian magazine Época named him one of the 50 Most Influential Brazilians. For the last 15 years, Fred has been a university professor in the fields of Ecodesign and Biomimicry. At the time of Tátil’s inception, environmentally friendly design and designs inspired by nature were not widely accepted in Brazil. But this didn’t stop Gelli who decided to put his background in ecology to practise in international design spaces. “With my graduation project in biomimicry as a starting point, our intention was to develop smarter packaging, fully inspired by nature and its various "projects", such as fruit peel,” explains Gelli.

Gelli used his background in biomimicry, imitating nature’s solutions to solve human problems, to cement the firm’s identity as a consultancy firm that is focussed on sustainable designs. Despite the initial reluctance in Brazil, Tátil’s services have been picked up by brands such as Coca-Cola, P&G, Philips and TIM, setting the firm up for a 25-year trajectory.

To combine the identities of these big names in business with the firm’s ethos, Gelli keeps qualified biologists on his team. This ensures that the solutions they create find their roots in solutions already tried and tested by nature.

“I think that nature's design intelligence is an endless source of inspiration. For 3.8 billion years it has been developing amazing solutions to similar problems that we have,” explains Gelli, adding that luckily, “God doesn’t charge royalties.” Ultimately, Gelli believes that design plays a key role in the way people live, the resources we share, and the resources we consume. “We are exhausting the way of thinking based on hyper-consumption and misguided motives of an absolutely unsustainable lifestyle,” he says, adding that eventually, we will have to redesign our relationship with the planet.

“The complexity of the multi-disciplined era in which we live requires a pooling of knowledge and creative solutions. At this point, the designer works as a creative catalyst, because we have the ability to build bridges and to make links between the various sources of knowledge.”

The success of Gelli’s approach was proved when his firm was chosen to create the branding for the Rio 2016 Olympics and Paralympic Games. The logos they submitted sought to express the extraordinary nature of the Brazilian people. Above all, it was designed to be multisensorial and universally appealing.

The firm designed the winning entry for the logo in a competition involving 139 agencies. Gelli says they arrived at the final design by testing it on blind people. The participants touched the prototype sculptures and gave their feedback.

“With the Olympic logo, we sought out universal icons in order to guarantee that everybody would understand it. For the Paralympic logo, we looked to represent the infinite energy that these amazing athletes have, an energy which they use, many times following on from an accident, to go from rock bottom to the podium. For this reason, the logo incorporates a heart with an infinity symbol,” he adds.

As for what’s next for the firm, Gelli believes they’re still looking abroad because their view on sustainability issues and their ability to do more with less, resonates with the demands of more developed markets.

© 2018. Todas as imagens têm copyright © por Fred Gelli / Tatil. O uso de qualquer imagem deste site é proibido a menos que seja obtida autorização prévia por escrito do artista.

© 2018. All images are copyrighted © by Fred Gelli /Tatil. The use of any image from this site is prohibited unless prior written permission from the artist is obtained.






Mr Fred Gelli

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Olimpiada/Rio 2016 Olympic Games

Rio 2016 Jogos Paralimpicos/Rio 2016 Paralympic Games

Rio 2016 Jogos Paralimpicos/Rio 2016 Paralympic Games

Rio 2016 Jogos Paralimpicos/Rio 2016 Paralympic Games

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Coca-cola Brasil Olimpiada/Coca-Cola Brazil Olympic

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Coca-cola Brasil Olimpiada/Coca-Cola Brazil Olympic

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Coca-cola Brasil/Coca-Cola Brazil

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Concessionária Renault/Renault Dealership
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Projeto ambiental da Embraer/Embraer environmental design

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Folheto de capacidade da Embraer/Embraer capability brochure

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Faztoca

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Embalagem Bento/Bento Take-out packaging

Bento

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Skol cervesa/Skol Beer

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